Ijuí - Escola Ruyzão - Geografia - Ver o mundo com um outro olhar ... Venha comigo!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Conhecendo países.


Japão

-  Em japonês Nippon ou Nihon, literalmente "origem do sol" ou "terra do sol nascente");
- País do Extremo Oriente,  inteiramente dentro da zona temperada.
Caracteriza-se por ser uma das culturas mais modernas e globalizadas de hoje. 
- Considerada a 2º economia mundial e mesmo com toda essa tecnologia, os japoneses valorizam, e muito sua cultura e costumes.
- É um conjunto de ilhas com formato de arco  localizando -se a leste do continente Asiático , entre o mar do Japão e o oceano Pacífico. 
- Está localizado dentro de uma zona neurogência, ou seja, de formação montanhosa, do Oceano Pacífico, formada como resultado da atividade de mutação. Motivo por   estar constantemente sujeito a movimento da crosta terrestre, ocasionado pelas atividades sísmicas e vulcânicas.
- .Devido a massa de ar da Sibéria, o Japão experimenta ocasionalmente temperaturas muito mais baixas que as ocorridas nas áreas de mesma altitude da Europa.
- Já o verão é regido pela massa de ar mais quente do mundo, a massa de ar do Pacífico norte e é uma estação tão quente e úmida quanto a existente nos trópicos. 
- o Japão é considerado o país mais seguro do mundo, com um dos índices de criminalidade mais baixo do mundo. Andando pela cidade é possível encontrar muitos postos da polícia, que mais parece uma cabine telefônica. 
A cultura tradicional é a plantação de arroz (rizicultura), mas há muito tempo  país também se dedica à pesca, explorada simultaneamente por pequenas e grande empresas. 
- Principais atividades industriais: indústria automobilística ( sede mundial das montadoras Toyota,Honda e Subaru); a indústria eletrônica e de informática, a siderurgia, a metalurgia, a construção naval e química, com destaque para as indústrias com tecnologia de ponta nestes setores.
-  Atualmente é um dos maiores exportadores do mundo de cultura popular. Os desenhos animados (anime), banda desenhada (mangá), filmes, literatura e música japoneses conquistaram popularidade em todo o mundo, e especialmente nos outros países asiáticos.
A natureza do Japão é também generosa ao oferecer aos visitantes um brinde : as águas termais.
É também o quarto maior exportador e o sexto maior importador do mundo, além de ser o único país asiático membro do G8. 
- Suas principais cidades são: Tóquio, Osaka,; Yokohama, Nagoya, Sapporo , Kyoto, Kobe .
-  A esperança média de vida é de 81,25 anos.  Tem uma elevada densidade populacional.
O xintoísmo (51%) e o budismo (38%) são as religiões mais representativas. 
O Japão tem um sistema político democrático e pluripartidário. 
- O Estado japonês atualmente é uma monarquia parlamentarista. 

Referência Bibliográfica:


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Conhecendo países.



Inicio hoje uma série de post referentes a países com seus mais interessantes aspectos relacionados à sua Geografia, seus pontos turísticos, riqueza, curiosidades, ...

Farei um brevíssimo comentário a cerca do país... Será uma espécie de "propaganda " a respeito de países e suas diversidades, o que poderá servir para futuras pesquisas de aprofundamento, trabalho trimestral, ou simplesmente, fazer uma "viajem virtual" por estes diferentes espaços do nosso planeta Terra. OK?
O assunto não será esgotado, com certeza

 
O primeiro país escolhido é :


 República Popular da China.
     
- É o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo;
É uma república socialista governada pelo Partido Comunista da China sob um sistema de partido único;
- Tem jurisdição sobre 22províncias, cinco regiões autônomas (Xinjiang, Mongólia Interior, Tibete, Ningxia eGuangxi), quatro municípios (Pequim, Tianjin, Xangai e Chongqing) e duas Regiões Administrativas Especiais com grande autonomia (Hong Kong e Macau).
- Sua capital d é Pequim ou Beijing.

Na região oeste do território chinês está localizada a Cordilheira do Himalaia, - - No  leste estão as planícies que são utilizadas para o desenvolvimento de atividades agrícolas. 
O termo China  significa o “Império do Meio” ou o “Centro do Mundo”.
- É uma das mais antigas civilizações do planeta.
O projeto geopolítico da China tem como base a reintegração dos territórios que, por longo tempo, permaneceram em mãos estrangeiras. Em 1997, a República Popular da China recuperou Hong Kong, firmando o princípio de “uma nação e dois regimes”. Dois anos depois, a possessão portuguesa de Macau foi retomada pelo governo de Beijing.
Já o  mais grave problema geopolítico da República Popular da China é a questão do Tibete. Em 1911, logo após a revolução nacionalista que proclamou a República da China, Beijing declarou que o Tibete era parte integrante do território chinês. Somente em 1950, as intenções chinesas se materializaram,  quando tropas do Exército Popular de Libertação ocuparam a área. Em 1959, nacionalistas tibetanos – defendendo seus valores culturais e as práticas religiosas budistas tradicionais – promoveram um levante contra o governo comunista, sendo esmagados. O fracasso da insurreição fez com que o grande líder religioso do Tibete, o Dalai Lama, fugisse para a Índia onde reside até hoje. Atualmente o governo chinês vem buscando uma aproximação com o Dalai, buscando uma “convivência pacífica” o que é cada vez mais negada pelos partidários do grande chefe religioso, que hoje contam com explícito apoio de nações e personalidades ocidentais.


- São obstáculos  ao desenvolvimento econômico da China:
1- Má organização administrativa;
2- Carência de infra-estrutura (energia e vias de transporte);
3- Baixo índice de sofisticação tecnológica;
4- Carência de investimentos;
5- Pequena produtividade;
6- Altas taxas de desperdício;
7- Subsídios estatais muito elevados.


Clique no link abaixo e saiba porque a China é o 3º país mais visitado.
http://www.terra.com.br/turismo/infograficos/
china-pontos-turisticos/index.htm

Sites de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Popular_da_China
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/china/republica-popular-da-china-7.php
http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-12--80-20100920&tit=proclamacao+da+republica+popular+da+china
http://www.brasilescola.com/china/curiosidades-china.htm
http://aeiou.expresso.pt/a-3-fase-da-republica-popular-da-china=f539097
http://www.mundoeducacao.com.br/china/culinaria-chinesa.htm
http://paises.hlera.com.br/asia/china/curiosidades-e-costumes-do-mundo-china.htm
http://portuguese.cri.cn/chinaabc/chapter18/chapter180106.htm
http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=04279

Imagens:
http://3.bp.blogspot.com/_Mq4S1uVPJOo/S8zsPwKN_LI/AAAAAAAASfo/Un1AJgiihMo/s1600/china-great-wall-of-china.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqEf17tnQBqIMf9kvzZSbc4kly5k3nuo2oyrbXoTo9_CL9cLqX4ijA7smLSqTYy6-0O125nVWDdpDaXo282hRbek-lO5EQ03GWdiQx7cEnvETLDVCrI6_SSSp58x-xjXWNbVERCyfzO-c/s1600/070810_blog.uncovering.org_feng-jiang_china_5_small.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhi2k511t56O4e1eqXcQHjhve5iN1qStH7-Q2g_Au7qyuq2Q4EGR7bvVsXmUyYvPuUksBhnsxELJmNA4UejA5vG3nIzzlpIp5eT8TXmhTBHsoyeFCLkJBLcH0-pLuE-_BDdz0gaXRpfHJc/s1600/china.jpg

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A melhor foto da Terra já produzida.

Colagem de imagens de satélite gera a melhor foto da Terra já produzida



“Blue Marble” - A melhor foto da Terra já produzida

A imagem acima é a mais detalhada e em cores reais, da Terra. Empregando uma coleção de registros captados por satélite, cientistas e profissionais de imagem fundiram meses de observações da superfície terrestre, oceanos, gelo marítimo e nuvens em um mosaico de cada km² do planeta.
Fonte:

O que está acontecendo por aí...Parte 2


A chuva que atinge o Rio de Janeiro desde segunda-feira, dia 05 de janeiro,  provocou a morte de mais de uma centena de pessoas e deixou milhares de desabrigados e desalojados.
Além da tragédia na vida da população, o impacto das chuvas no  Rio de Janeiro ,Niterói,Petrópolis, São Gonçalo,Teresópolis e Nova Friburgo,  mudou também a geografia da região serrana. 
Há uma semana, especialistas começaram estudos sobre as mudanças no meio ambiente causadas pelas enxurradas. Antes de concluírem a avaliação, já têm uma certeza: em algumas áreas, o dano é irreparável.
As prefeituras das cidades atingidas informaram ontem que o número de mortos na catástrofe chegou a 704 e que no município de Bom Jardim foi encontrado o primeiro corpo.
"Tenho sobrevoado as cidades diariamente e o impacto foi grande.  Os leitos dos rios foram assoreados e estão correndo em outras áreas, diferentes do original. Parte das encostas desbancou consideravelmente. Isso mudou parte da geografia e da paisagem da região, o que não tem volta", avaliou o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc.
Desde o início da catástrofe, engenheiros e técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) percorrem as áreas atingidas pelas chuvas  fazendo estudos e medições do impacto ambiental. Os dados coletados em terra e através de imagens aéreas farão parte de grande mapeamento da região. As projeções devem ser concluídas em dois meses.
De acordo com Minc, três grandes problemas já foram detectados: 
a devastação das árvores em boa parte das encostas, o que vai requerer grande reflorestamento; 
rios entupidos por entulhos, troncos de árvores e veículos,
 e a perda de fundo de fertilização, ou seja, recursos orgânicos essenciais para a agricultura. 
A força da natureza, que varreu do mapa povoados e pequenas comunidades, pode ter provocado também mudanças demográficas, já que nas áreas devastadas não poderão mais ser feitas construções. "Seria irresponsabilidade reconstruir (casas) no mesmo lugar porque iriam cair. Pequenas populações serão deslocadas.
 Mudanças naturais levam anos, a natureza não é estática. Mas o ruim é quando a mudança acontece e estamos no meio", ressaltou.


Fonte:

O que está acontecendo por aí...

Mesmo em férias devemos prestar atenção no que está acontecendo no mundo, e a nossa volta ( casa, bairro, cidade, estado e país) .  Pois é queridos, o mundo não pára não,
é somente F É R I A S !!!!

São Paulo - o maior evento de tecnologia do Brasil: O Campus Party.

Para esclarecer melhor a respeito desse evento, saiba o que é o  Campus Party Brasil.
 Segundo a Wikipédia, Campus Party Brasil, é o principal acontecimento tecnológico realizado anualmente no Brasil. Nele são tratados os mais diversos temas relacionados à Internet, reunindo um grande número de comunidades e usuários da rede mundial de computadores envolvidos com tecnologia e cultura digital. 
Todas as edições já realizadas ocorreram na cidade de São Paulo, com a estréia tendo acontecido no ano de 2008.
A Campus Party surgiu na Espanha, onde foi realizado o primeiro dos eventos em 1997, posteriormente estendendo-se a outros países com Brasil, Colômbia e México. Hoje é considerado um dos maiores eventos de inovação, ciência, criatividade e entretenimento digital de todo o mundo, tendo reunido milhares de cidadãos de todos os cantos do mundo em um único espaço. Para 2011, estão previstas a realização de novas edições em países como Venezuela, Equador, Chile e Estados Unidos.

Siga o evento clicando AQUI.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Férias!

Todos nós precisamos de pausas no dia-a-dia, sair da rotina, desfrutar de simples deleites, como ouvir boa música, brincar com o bichinho de estimação, papear com aquele velho amigo, ficar sem fazer nada, assistir Tv até mais tarde ou ficar na internet até mais tarde, ler um livro ou jornal com calma, caminhar despreocupado, fazer visitas, ... 
Ao humanizar nosso cotidiano com uma vida de mais qualidade,  depositamos todas nossas esperanças de paz e descanso. 
O calor está ficando mais intenso, os dias mais azuis, o ano vai iniciando, as energias vão sendo recarregadas.
Mas temos que usar nossa mente também.
Que tal um exercício para  mantermos a "cuca" em atividade?
É  fácil e divertido.
Vamos lá!
Encontre a letra C
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOCOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
Agora, encontre a letra N
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMNMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMM MMMNMMMM
Ache o nº 6:
9999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999
9999999999999996999999999999999999
9999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999

Agora tente achar  a letra a:
åååååååååååååååååååååååå
¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥
åååååååååååååååååååååååå
¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥
ååååååååååååååååååååååååå
ååååååååååååååååååååååååå
¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥
¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥aåååååååååååååååååå
¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥
¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥
ååååååååååååååååå¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥
ååååååååååååååååååååååååå
¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥
¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥Ã¥

Achou? Então encontre a letra c:

ççççççççççççççççççççççç
ççççççççççççççççççççççç
ççççççççççççççççççççççç
ççççççççççççççççççççççç
ççççççççççççççççççççççç
ççççççççççççççççççççççç
ççççççççççççççççççççççç
ççççççççççççççççççççççç
ççççççççççççççççççççççç
ççççççççççççcççççççççççÃ
§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã
§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã
§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§ÃÃ

Para finalizar encontre a letra i:
!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!! !!!!!!!i! !!!!!!!!! !!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!!

V A L E U !!!!!!
Exercícios retirados do Blog Sim, quero leciomar. 
http://qrolecionar.blogspot.com/